Olha eu aqui de novo com 5 cidades de atraso! Vamos ao que interessa. O que falar desse lugar que mal conheço mas já considero pakas? Hahaha
A primeira impressão que tive ao chegar em Barcelona foi: Que cidade glamurosa! Isso principalmente por causa da rua Passeo de Gracia, que concentra as grifes mais caras e famosas do mundo, como Chanel, Louis Vuitton, Red Valentino, e etc.
Chegamos a noite, e tudo estava enfeitado para o Natal. As ruas cheias e iluminadas deixavam o clima ainda mais charmoso.
Nos hospedamos no Hostel Grácia City que, apesar dos quartos pequenos, era muito aconchegante: cozinha bem equipada e um café da manhã simples mas gostoso, com pão, croissant, geléia, manteiga, sucos, chás e café. A localização era boa também! Não era no centrão, mas dava pra andar tranquilamente até as principais atrações da cidade e apenas a 5 minutos da estação de metrô.
Depois de nos instalarmos, saímos a procura de algo para comer. A maioria dos restaurantes estavam fechados e os preços eram bem salgadinhos. Paramos num Bar em que tinham uns petiscos pequenininhos que você pedia a unidade. Eram gostosos, mas nada demais. E levando em conta a fome que estávamos e o preço do petisco (entre 3 e 5 euros), decidimos procurar outra coisa e acabamos numa lanchonete que vendia paninis e sanduíches imensos e muuuuito gostosos.
O dia seguinte começou com a visita a La Catedral. Fomos andando até lá, conhecendo aos poucos cada parte da cidade.
Muffim do Starbucks de café da manhã ❤
É uma coisa indescritível. A grandiosidade e os detalhes da arquitetura eram de arrepiar os Cabelos.
Começamos por ela pois era o ponto de encontro do Free Walking Tour (passeio guiado e gratuito a pé) em inglês, que foi bem fácil de encontrar pois o guia estava segurando um guarda-chuva grandão e azul para se identificar, exatamente como descrito no panfleto. O tour era sobre o modernismo e foi muuuito legal! Pudemos ver com outros olhos a arquitetura da cidade e toda história por detrás de cada detalhe. No passeio, descobrimos alguns fatos curiosos, como por exemplo: como o Picasso ficou famoso, Inspirações para o filme do Star Wars, Azulejos em baixo das sacadas, como Gaudí morreu, e muitos outros, que já já conto pra vocês 😛
As principais atrações turísticas de Barcelona são as casas feitas por 3 grandes arquitetos catalães: Antonio Gaudí, Lluis Doménech i Montaner e Puig i Cadafalch. Cada proprietário queria mostrar cada vez mais sua riqueza e pediu aos artistas mais renomados da época que construíssem suas casas. Imagina morar numa obra de arte?
A casa Batló, feita pelo Gaudí, é incrível. Muito diferente de tudo que eu já vi de arquitetura, o edifício é muito poético e artístico. A casa tem o estilo todo Art Nouveau através de suas formas curvas, cores e detalhes em cerâmica e vidro.
A Casa Amatller é muito linda também. O proprietário era dono de uma fábrica de chocolate, uma espécie de Willy Wonka da época e o artista, Josep Puig i Cadafalch resolveu mostrar isso em sua construção. Olha como esses quadradinhos lembram uma barra de chocolate.
Essas rodelinhas vermelhas no chão são uma espécie de guia do Modernismo. Se você seguí-las, vai ver todas as obras famosas da época do Modernismo. Muito legal e útil!
Até o chão é cheio de detalhes ❤
As próximas três fotos foram tiradas do último andar de um shopping lá pelo centro. Era um restaurante, mas a maioria das pessoas estava lá pela vista.
Este bar aqui embaixo foi onde tudo começou para o Picasso. Ele expôs suas pinturas aí por 3 dias e nos dois primeiros ele não vendeu nada… Mas no terceiro, um cara apareceu e comprou TODAS as suas obras e as levou para Paris explodindo sua carreira de artista. Legal né?
As ferinhas de natal estão por toda parte! Não curti muito a de Barcelona não. Só tinha tranqueira… Coisas pra presépio e etc.
Por algum motivo esse bonequinho fazendo cocô é tradição natalina lá. Vai entender… hahaha
O que eu gostei mesmo foram as versões de algumas figuras famosas . Tem até a Dilma! Hahaha
O post já está imenso… Então aguardem um pouquinho, que já já eu posto a parte 2! Espero que tenham curtido! Até a próxima 🙂
2 comentários em “Euro Trip – Barcelona (Parte 1)”