Trancoso – BA

Para chegar em Trancoso, pegamos um voo saindo do Rio de Janeiro para Porto Seguro.

O aeroporto é muito pequeno e, por causa do mau tempo, tivemos que pousar em Salvador para reabastecer e esperar as nuvens se dissiparem. Apesar disso, a viagem foi bastante tranquila. Demoramos apenas 1h30 a mais para chegar.

Uma vez em Porto Seguro, pegamos a van da Localiza no desembarque, alugamos um carro e botamos o pé na estrada!

Decidimos ir pela estrada de dentro para evitar problemas com a chuva, mas é possível pegar a balsa para Arraial D’Ajuda. De qualquer forma, a estrada é bem fácil de acompanhar pelo GPS e o carro aguentou bem as ladeiras íngremes (mesmo sendo 1.0). Desconfiamos que ele estava só no álcool, já que quando abastecemos com gasolina a performance melhorou bastante. 🙂

O QUADRADO

“O Quadrado que na verdade é um retângulo”, costumam dizer.

O ponto turístico mais famoso de Trancoso é essa região com casas, restaurantes e a linda Igreja São João Batista, conhecida como Igrejinha do Quadrado. Ela foi construída entre 1815 e 1817 utilizando areia e óleo de baleia!

Andando até o final há um mirante com vista para a Praia dos Nativos.

No caminho para a Praia dos Coqueiros encontramos uma preguicinha. 🙂

PRAIA DOS COQUEIROS

A primeira praia que visitamos foi a mais movimentada de todas. Ela fica a poucos minutos de caminhada do Quadrado e tem diversas opções de restaurantes. Escolhemos ficar na ponta do último deles para manter um certo isolamento e me senti muito segura. As mesas estavam bem espaçadas e venta muito.

Demos sorte de pegar um lindíssimo dia de sol já no primeiro dia de praia! A água estava cristalina, quentinha… perfeita para relaxar! Para ser sincera, achei que não ia gostar da Praia dos Coqueiros por estar esperando “muvuca”, mas achei que ela foi perfeita para passar o dia. De fato tem muitos ambulantes, mas em geral achei todos muito educados. Compramos um bolinho de mandioca com carne seca de uma moça que estava sensacional! Acaba sendo uma opção mais em conta para comer sem gastar rios de dinheiro.

O preço dos restaurantes é tão salgado quanto a água do mar (kkkk sorry), mas o que escolhemos era mais em conta em relação aos outros. Pagamos 9 reais na água de côco e por volta de 70 reais no camarão no côco (deu para dividir, apesar de ser uma porção individual). Caro, mas para padrões de Trancoso foi razoável e estava maravilhoso!

PRAIA DO TAÍPE

Chegar na praia do Taípe foi um pouco mais complicado do que eu esperava, mas deu tudo certo. Por causa das chuvas dos dias anteriores, a estrada estava toooda esburacada e ainda não tinha dado tempo dos tratores aplainarem a estrada de terra. O caminho em si foi bem fácil e conseguimos nos orientar pelo GPS. Só sacudimos um pouco mesmo hahaha.

A praia é lindíssima e tem estacionamento! Pagamos por volta de 20 reais e ficamos até depois do almoço.

PRAIA DO ESPELHO

Se achamos o caminho para a Praia do Taípe esburacado, realmente não sabíamos de nada! O caminho para a Praia do Espelho, além de ser mais esburacado ainda, passa por uma ponte que estava completamente alagada. Por sorte conseguimos passar na ida e na volta, mas dois caminhões atolaram em seguida. Eu realmente não sabia desse risco, então é bom pesquisar sobre o estado da estrada antes de se meter em furada.

Quando chegamos na praia (que também tem estacionamento), fiquei meio decepcionada. Não parecia esse paraíso todo das fotos… Mas caminhando até a ponta esquerda da praia descobrimos um canto MARAVILHOSO!

Visitamos a Praia do Espelho durante a maré baixa, mas parece que pegamos o período de “maré morta”, então não deu para ver as tais piscinas naturais. Mesmo assim achei muito bonita. Aprovada. 🙂

POUSADA JARDIM DAS MARGARIDAS (instagram.com/jdm_trancoso)

Escolhemos nos hospedar na pousada Jardim das Margaridas e tínhamos altas expectativas, mas conseguiram nos surpreender!

Além do lugar ser um paraíso com piscina, um jardim super bem cuidado, sala de leitura e com uma ótima localização, os donos e a equipe são muito atenciosos.

O café da manhã é delicioso e tem várias opções saudáveis. Além disso, ele é servido em um salão aberto e é obrigatório o uso de máscara para circular e uso de luvas descartáveis para se servir. Lá também é servido o chá da tarde com várias opções de bolos, acreditam? Fofos demais!

Ah, e ainda ganhamos bombom e cartinha de despedida. 🙂

RESTAURANTES

TAO CHÁ (instagram.com/taochatrancoso)

Antes de viajar, vi que perto da nossa pousada tinha esse restaurante vegetariano / vegano e estava doida pra conhecer. Os donos são super simpáticos, achei os preços ótimos e amei a comida. É uma ótima opção para fugir dos restaurantes caros do Quadrado e experimentar pratos diferentes.

Fomos duas vezes lá e pedimos um risoto azul de flor de cunhã (68 reais), um quibe de abóbora recheado com Tofu que vinha com um creme de abacate de entrada (38 reais) e um hambúrguer de grão de bico. Aproveitei para levar pra casa um chá de cacau nota mil.

O CACAU (instagram.com/ocacau)

Não podíamos ir embora sem um jantar especial no Quadrado!

Escolhemos o restaurante O Cacau e adoramos. Pedimos a Salada da Juju (51 reais), o medalhão com risoto (110 reais) e de sobremesa um pavê de cupuaçu PERFEITO (35 reais). Tudo muito bom, atedimento ótimo e lugar super gostoso. Saímos felizes. 🙂

Obs: Ainda bem que os restaurantes de lá têm repelente disponível para os clientes, como é tudo aberto e mato… o bicho pega. Literalmente.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s