Participei do Rainha do Mar – e foi incrível!

O ÍNICIO

Há 5 meses decidi começar a nadar no mar. Tinha acabado de tomar a minha primeira dose da vacina na mesma semana que a Ana Marcela conquistou o ouro em Tóquio. Decidi que esse era o momento! Marquei uma aula experimental com uma assessoria de natação em águas abertas, reuni toda a minha coragem e fui, às 6h da manhã, mergulhar no mar da Praia Vermelha.

A verdade é que nada me preparou para o medo que senti, mas a beleza de ver o dia nascendo de dentro d’água rodeada de morros me deu coragem de continuar. A água escura não me deixava enxergar nada além da minha mão se estendendo na minha frente, e a cada duas braçadas eu precisava parar para garantir que não havia nenhum perigo em volta. Não podia contar com nenhum dos meus sentidos e estava em constante alerta.

Apesar disso, decidi voltar na semana seguinte, e na outra. O pavor inicial foi se dissipando e comecei a ganhar confiança.

Quando se fala de natação no mar, um dia nunca é igual ao outro. Diversos fatores mudam e nunca sabemos o que vamos enfrentar: água gelada, correntes, águas-vivas, água suja ou turva… Sempre há um desafio.

Mas as recompensas são enormes também. Com o passar dos meses fui ficando mais forte — física e mentalmente — e vira e mexe tenho o prazer de encontrar algumas tartarugas. O mar muda completamente a minha energia e me sinto muito diferente de quando comecei.

Então, finalmente tive coragem de enfrentar um novo desafio: nadar 2 km no Rainha do Mar.

O FESTIVAL DE ÁGUAS ABERTAS

Rainha do Mar foi uma edição especial do famoso Rei e Rainha do Mar, que é o maior festival de águas abertas e esportes de praia do Brasil. Ele inclui natação no mar, corrida na areia, beach biathlon (natação + corrida) e até canoa havaiana.

Essa edição especial foi apenas para mulheres. As provas eram natação Open (500m), Sprint (1km) e Classic (2km). As vencedoras do Sprint e do Classic se juntaram às campeãs mundiais convidadas para nadar uma prova especial de 3km.

As atletas foram as brasileiras Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Betina Lorscheitter, Cibelle Jungblut, a holandesa Sharon van Rouwendaal, a italiana Rachele Bruni, a equatoriana Samantha Arevalo e a argentina Cecilia Biagioli.

As campeãs das provas Sprint e Classic que se juntaram a elas foram a Naná Almeida e a Gabi Roncatto, ambas nadadoras olímpicas.

A prova aconteceu em 3 baterias: 500 metros, 1km e 1,5km. A cada rodada as atletas saíam da água e aos poucos iam sendo eliminadas. O pódio final da disputa elite foi: Sharon van Rouwendaal em primeiro lugar, Viviane Jungblut em segundo e Ana Marcela em terceiro.

MINHA EXPERIÊNCIA

Essa não foi a minha primeira competição. Eu já tinha competido natação e nado sincronizado quando era mais nova, mas competir no mar foi uma experiência totalmente diferente. O astral estava incrível, com pessoas de todas as categorias, muitas participando pela primeira vez.

Algumas estavam lá para competir, outras, apenas para participar. Concluir um desafio desses já é uma grande vitória, independente da posição.

Tudo isso me deixou mais tranquila, e até quando entrei na água cercada de gente eu estava rindo. Ok, eu estava rindo de nervoso, me perguntando aonde tinha me enfiado hahahaha, mas depois que comecei a dar as primeiras braçadas me tranquilizei.

Nesses quarenta e tantos minutos que passei percorrendo o percurso das boias, cantei todo o meu repertório de músicas e pensei em várias frases motivacionais. Levei chutes e dei alguns chutes também, mas cheguei! De quebra, ainda ganhei uma medalha que diz “Rainha do Mar”. Demais, né?

Foi um dia que vou levar pra sempre no coração. O primeiro de muitos, quem sabe?

ASSESSORIAS

Se você ficou com vontade de experimentar, mas não sabe por onde começar, sugiro entrar em contato com alguma assessoria de natação em águas abertas. Nadar sozinho no mar não é nada recomendado, ok?

Algumas assessorias: Vem Nadar, Tribus Adventure, Equipe Fox, Equipe 15, Equipe Sports MIX, Equipe Navegantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s